Bento XVI

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010, 10h20

Papa destaca importância da comunhão entre os cristãos


Da Redação, com Rádio Vaticano


AP
Papa Bento XVI durante a Audiência Geral desta quarta-feira na Sala Paulo VI no Vaticano

Na audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI destacou a importância da comunhão entre os cristãos. Bento XVI recebeu cerca de 6 mil peregrinos na Sala Paulo VI, e recordou a Semana de oração pela unidade dos cristãos que acontece essa semana no Hemisfério Norte. No Brasil a semana é celebrada de 16 a 23 de maio.

"As relações entre a Igreja Católica e as outras confissões cristãs progrediram nos últimos 50 anos e de modo especial, em 2009, e com a ajuda de Deus, o diálogo pode prosseguir. Devemos saber que o trabalho ecumênico não é um processo linear e que, enquanto os velhos problemas perdem peso, surgem novos problemas e dificuldades. Temos que estar prontos para um processo de purificação, no qual o Senhor nos torne capazes de ser humildes", disse o pontífice.

O Papa pediu a todos que rezem para que os cristãos ofereçam um novo testemunho comum de fidelidade a Cristo, através de oraes e esforços. E citou alguns dos passos feitos em prol da aproximação entre os cristãos: os progressos da comissão teológica com os ortodoxos, o décimo aniversário da declaração conjunta com os luteranos sobre a justificação e a decisão de acolher na Igreja um grupo de anglicanos tradicionalistas.

Saudação em português

"Queridos irmãos e irmãs, estamos a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que, este ano, nos convida a meditar nas palavras de Jesus ressuscitado aos seus discípulos: 'Vós sois testemunhas de tudo isto'. Mas, como poderá o mundo, que ainda não conhece o Senhor, dar crédito às palavras de testemunhas d’Ele divididas, se não mesmo contrapostas? Por isso é muito importante que os cristãos cresçam na profissão comum da fé e no testemunho concorde de Jesus Cristo. A Igreja Católica, sobretudo desde o Concílio Vaticano II, tem criado relações fraternas com todas as Igrejas do Oriente e as Comunidades Eclesiais do Ocidente, mantendo com a maior parte delas diálogos teológicos bilaterais que levaram a encontrar convergências ou mesmo consensos em vários pontos, aprofundando assim os vínculos de comunhão. Peço a oração de todos pela consolidação destas relações fraternas que levem a um fiel e concorde testemunho de Cristo.

Amados peregrinos que, em português, professais a fé no único Senhor de todos os povos e línguas, as minhas cordiais saudações, com votos de serdes obreiros de paz, cooperação e unidade no meio dos vossos familiares e conterrâneos, colaborando com todos os cristãos por amor de Cristo. O seu Nome vos una! Em seu Nome, o Papa vos abençoa!".


Fonte: Canção nova Noticias

: #!
#: #!
#: #!
#
#

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários