Rosto de Deus é "caminho privilegiado" para paz, diz Papa

Leonardo Meira
Da Redação

Reuters
Papa Bento XVI abençoa os fiéis na Solenidade de Maria Mãe de Deus e 43º Dia Mundial da Paz
No primeiro dia do ano, a Igreja celebra a Solenidade de Maria Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz.

Durante a celebração na Basílica de São Pedro, nesta sexta-feira, às 10 horas (em Roma - 7 horas em Brasília), o Papa Bento XVI fincou as raízes de suas reflexões no Livro dos Números, mais exatamente na antiga bênção O Senhor volva o seu Rosto para ti e te dê a paz! (cf. Nm 6,26).

"Meditar sobre o mistério do rosto de Deus e do homem é um caminho privilegiado que conduz à paz", propôs o Papa.

Bento XVI falou sobre o Rosto de Deus e o rosto do homem. "Um tema que se oferece também como chave de leitura para o problema da paz no mundo", disse. O Pontífice afirmou: "O rosto é a expressão por excelência da pessoa, aquilo que a torna reconhecível e por onde se manifestam os sentimentos, pensamentos, intenções do coração".

Bento XVI defendeu que a paz brota do reconhecimento do rosta da outra pessoa, independentemente de quem ela seja ou quais sejam suas opções.

"Mas quem, se não Deus, pode garantir, por assim dizer, a "profundidade" do rosto humano? Na realidade, somente se tivermos Deus em nossos corações, podemos detectar no rosto do outro o de um irmão na humanidade, não um meio mas um fim, não um rival ou um inimigo, mas um outro que me é próximo, uma faceta do infinito mistério do ser humano", salientou.

"Se o homem se degrada, degrada o meio ambiente em que vive; se a cultura tende para o niilismo, se não teórico, prático, a natureza não pode deixar de pagar as consequências. Pode, de fato, constatar-se uma influência recíproca entre o rosto do homem e o 'rosto' do ambiente", explicou o Pontífice.

Quem é habitado por Deus, disse o Papa, deve ter uma percepção diferente do mundo e ser mais sensível à Sua presença em tudo que existe, especialmente no rosto dos outros homens.

"Embora às vezes o próprio rosto humano, marcado pela dureza da vida e do mal, possa tornar difícil compreendê-lo e acolhê-lo como epifania de Deus. A melhor forma, no entanto, para se reconhecer e respeitar como aquilo que realmente somos, isto é, irmãos, é termos presente que nos referimos ao Rosto de um Pai comum, que ama a todos, apesar de nossas limitações e nossos erros".

.: Leia a Homília do Papa no Dia Mundial da Paz


Maria e educação

O Papa ofereceu a imagem de Maria, Mãe da ternura, própria da tradição bizantina, em contraponto às realidades em que vivem tantas pessoas mundo afora.

"Infelizmente, o ícone da Mãe de Deus da ternura se mostra em contraste trágico nas dolorosas imagens de muitas crianças e suas mães nas situações de de guerra e violência: refugiados, migrantes forçados. Rostos esculpidos de fome e de doença, os rostos desfigurados pela dor e desespero", destacou.

Por fim, o Papa salientou que apenas um verdadeiro compromisso do ser humano com o meio ambiente pode tornar verdadeira a educação e a construção da paz.

"Renovo, portanto, o meu apelo para investir em educação, propondo-se como objetivo, além da necessária transmissão de noções técnico-científicas, uma mais ampla e profunda 'responsabilidade ecológica', baseada no respeito do homem e dos seus direitos e deveres fundamentais", afirmou.

"A Igreja renova o mistério para os homens de todas gerações, mostrando-lhes o rosto de Deus, para que, com a sua bênção, possam trilhar o caminho da paz".


Fonte: Canção nova Noticias
: #!
#: #!
#: #!
#
#

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários