Bento XVI

Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010, 13h42
Fidelidade ao Evangelho não tira a liberdade, garante Bento XVI

Altera letra

Leonardo Meira
Da Redação


catholic-ew.org.uk
Parte dos bispos da Conferência Episcopal inglesa
"A fidelidade ao Evangelho em nada restringe a liberdade dos outros - pelo contrário, ela serve à liberdade oferecendo-lhe a verdade", garantiu o Papa Bento XVI aos bispos da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales.

O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 1º, por ocasião da visita ad limina dos bispos ingleses.

O Santo Padre destacou que algumas legislações tem imposto "limitações injustas à liberdade de comunidades religiosas para agir de acordo com suas crenças". Diante desse cenário, o Papa convidou os bispos a insistirem no direito de participar dos debates nacionais, como uma espécie de porta-vozes de uma grande parcela de habitantes que não dispõe dos meios necessários para se expressar.

"Quando muitos da população se declaram cristãos, como alguém poderia contestar o direito de o Evangelho ser ouvido?", questionou.


Fé e devoção vivas

"Ainda que em meio às pressões de uma era secular, há muitos sinais de fé viva e devoção". Ao lembrar a proximidade da viagem apostólica que fará à Inglaterra em meados de setembro, Bento XVI exemplificou esses sinais: o entusiasmo com a visita das relíquias de Santa Teresa, o interesse acerca da beatificação do Cardeal Newman e o desejo da juventude para participar em grandes encontros.

Bento XVI orientou os bispos ingleses a considerar o papel dos fiéis leigos na missão da Igreja, evitando que exista a percepção do clero como meros funcionários.

"Estejais próximos de vossos sacerdotes e reavivem neles o sentido do enorme privilégio e alegria de estar entre o povo de Deus como alter Christus", acrescentando que os sacerdotes desempenham um papel insubstituível na Igreja, as vocações devem ser incentivadas e os fiéis devem ser agradecidos ao dom dos padres que os servem.

O Santo Padre terminou sua mensagem solicitando que os bispos apliquem de forma generosa as disposições da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, que acolhe os grupos de anglicanos que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja Católica. "Estou convencido de que, se for dada uma calorosa e generosa boas vindas, tais grupos serão uma bênção para toda a Igreja", concluiu.

Fonte : Canção Nova Noticias
: #!
#: #!
#: #!
#
#

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários